3.12.07

Arduino Severino - versão preliminar

Postagem reeditada em 08/03/2008.
Os arquivos para confeccionar a nova placa serial face simples do Arduino Severino revisão 1 já estão disponíveis! ( links para download removidos - veja post Arduino Severino - Site Oficial!)

Se alguém for fazer a placa, peço que mantenha a todos informados do progresso, problemas, dúvidas ou coisas boas que ela apresenta.

Veja mais fotos com comentários comparativos no Flickr.

-totalmente compatível com shields (placas para por em cima do arduino). A placa 2.0 (atual) é o único Arduino que ainda não é compatível com shields (tem o conector ICSP - bootloader fora de lugar);
-totalmente compatível com o Arduino Diecimila (com dois novos conectores: reset e 3,3v - este não usado - junto aos pinos de power)
-só 3 jumpers de fio (atualmente são 6 - melhor estética);
-componentes (diodos, transistores, leds, capacitores) com a mesma orientação na placa (novidade, mais fácil colocar os componentes sem errar);
-componentes com maior altura são "deitados" (menor altura, melhor para conectar shields);
-sem trilhas passando no meio de ilhas (menos problemas de curto na corrosão e na soldagem);
-espaçamento entre trilhas mais razoável (menos problemas de curto na corrosão);
-largura das trilhas maior (menos problemas de trilha aberta na corrosão);
-ilhas com diâmetro maior (melhor para furar e soldar);
-com função auto reset (já implementada nos atuais Arduinos, não precisa pressionar reset antes de carregar sketches (programas);
-com jumper para desabilitar a função auto reset (novidade; a placa não fica resetando quando indesejado);
-com led de teste ligado ao pino13 já embutido na placa (como diecimila);
-com leds tx e rx, para monitorar a comunicação com o computador;
-com jumper que desabilita a comunicação serial quando não necessária, e habilita resistores de referência ao terra (GND) no pino de RX para evitar problemas de RX "flutuante", que impedem o Arduino de rodar programas; é possível utilizar os pinos digitais 0 e 1 como pinos de entrada e saída normais;
-correção do erro no projeto da versão 2, do capacitor C8 (hoje C9) que agora é bipolar (sem polaridade);
-jumpers na posição horizontal, para permitir modificações quando utilizada a placa shield;
-redimensionamento do resistor do led de power (20mA a menos de consumo de corrente - funcionamento do led em valores mais adequados de potência);
-tudo isso numa placa somente 6mm. maior no comprimento, comparada com a atual versão 2.0s;
-design tupiniquim!
----------
Na revisão 1, adicionei um filtro passa baixa na alimentação 5v. analógica (que em todos os modelos de Arduino está inadequadamente ligada à alimentação 5v. digital - circuito sugerido pela Atmel no datasheet). Reduz o ruído nos pinos analógicos!

E os componentes foram renumerados para localização mais rápida na placa.

Batizei o projeto de "Severino" (de S3V3 - Serial Single Sided Version 3). Pra "eles" cai bem pela tradição italiana do nome e do Arduino. E pra nós, por ser um projetinho "arretado".
----------
Não se esqueça de utilizar cabo serial com 4 fios (pinos 2, 3, 4 e 5) e mudar a velocidade da porta "COM1" de 9600 para 19200. Assim o Auto reset funciona.

9 comentários:

giuliano obici disse...

fantástico adilson

gostei bastante do projeto e das soluções que vc apresentou...

poxa fico realmente feliz com esse projeto... vai ajudar bastante todos nós

abração

e.truta disse...

foi uma grande evolucao para a comunidade.

parabens adilson! :)

Mini Sumô Gogo Bot disse...

Olá Adilson

Excelente projeto! Quando vc pretende disponibilizar o eagle dessa placa?

Sucesso

Adilson disse...

Ailton,

estou discutindo com o Arduino "Team" para o uso do nome arduino, assim passa a ser oficial. Assim que for aprovado, disponibilizo.

Muito Obrigado.

Adilson disse...

Não se esqueçam de utilizar um cabo serial com pelo menos 4 fios: pinos 2, 3, 4 e 5, e mudar a velocidade de transmissão da "com1" para 19200 para usar o auto reset!

Sharp Trickster disse...

Amigo, estou tendo problemas em colocar o bootloader no S3V3. Já fiz o cabo paralelo-ISP, ja instalei os programas de porta paralela, ja tenho conversor serial-USB e simplesmente não consigo gravar na placa, o programa ARDUINO da erro, você não teria alguma sugestão ou tutorial sobre como fazer isso?
Peço desculpas pela pergunta que pode parecer idiota, mas sou iniciante em eletrônica digital, apesar de estar na analógica ja faz algum tempo.
Desde ja grato pelo seu tempo e atenção
Abraço e meus parabéns pelo projeto que está sendo tão bem sucedido na mão de vários usuários e é até reconhecido pela Arduino Team.

Adilson disse...

Há muitas possibilidades de origem de erro, apesar do procedimento ser simples. Assim sendo, recomendo que verifique primeiro nos fóruns e dicas encontráveis no Google, para ver se alguma dica se encaixa no que precisa:

http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=severino+bootloader&btnG=search&domains=http%3A%2F%2Fwww.arduino.cc%2F&sitesearch=http%3A%2F%2Fwww.arduino.cc%2F

Unknown disse...

Olá.. Consegui gravar o bootloader no meu arduino, só precisei baixar a versão oo23 alpha do arduino ( www.arduino.cc ) preciso que me esclareça uma coisa.. o LED que fica " ligado " ao pino 13 fica piscando de tempos em tempos.. e eu não consigo mandar sketches pra ela. o que pode ser? ja procurei na net mas não encontro . se alguém puder me adicionar no msn pra me ajudar
alexandrediasm@live.com

estou com 2 severinos com o mesmo problema. se isso for problema.

Unknown disse...

Cara eu montei a placa mas não funciona, ele não grava o bootloader. Fiz todos os procedimentos e estou usando um conversor serial usb. O LED rx nao pisca. Pode me ajudar?